segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como Aconteceu (Parte 7)

Como todos os bons momentos este também chegou rapidamente ao fim e à desilusão de não termos avançado na nossa missão misturou-se a serenidade que o ambiente proporcionou e como amanhã também é dia, resolvemos regressar. Quatro quilómetros a descer por entre uma paisagem genuinamente rural, chegados a um vale onde descansam as colinas que suportam o Sobral, deparámos com uma aldeia de paredes brancas e telhados encarnados que parecia ter deslizado suavemente e ali parado numa ordenação peculiar. O sol do fim da tarde evidenciava-lhe o contraste das cores proporcionando-lhe uma beleza tão distinta que logo nos apeteceu ver de perto e como ficava em caminho...
Subimos uma pequena rua que leva até à Praça Principal. Aí uma singela e simpática capela ostentando um campanário de dimensão condizente e um recatado café fazem as honras. E porque não? Pensámos... saindo do carro com aquela energia de quem enfrenta o destino, dirigimos-nos ao café. Entrámos obrigando  a  interromper a cavaqueira às três senhoras que lá se encontravam para que pudessem retribuir o nosso cumprimento e a quem de seguida "disparámos" a pré-fabricada pergunta - por acaso uma das senhoras conhece  alguém que tenha uma pequena casa para venda? - surpreendidas pelo rompante do cumprimento  seguido de um invulgar pedido, entreolharam-se como que para ganhar tempo e pensar, foram respondendo - assim de repente não estou a ver ninguém... bom! o "este e aquele", em tempos, mas não é aqui, é mais além... - como não obtivemos a resposta desejada, fomos agradecendo e debandando de volta ao carro. Já quase a arrancar a senhora mais idosa daquele grupo, dirigiu-se-nos - esperem! talvez uma casa muito velha lá pra baixo, mas não é pequena! 
Logo perguntámos como poderíamos ver a tal casa. A boa senhora logo se dispôs a fazê-lo depois de recolher a chave que guardava na sua casa no centro da aldeia. Entretanto foi explicando que lhe tinham confiado a chave para acudir a uma qualquer eventualidade e que em tempos tinha abordado a possibilidade de vender mas que o tempo vai passando e... venham ver e se ficarem interessados eu falo com a proprietária, concluiu.




Sem comentários:

Enviar um comentário